Buscar
  • JRurnas

Como são os rituais fúnebres nas diferentes religiões





EDUARDO 15 DE FEVEREIRO DE 2018 FUNERAL E VELÓRIO, SEM CATEGORIA

TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS

Embora a morte seja natural para todas as civilizações, cada cultura tem um jeito especial de se despedir e homenagear a pessoa querida que partiu. Confira abaixo como são os rituais fúnebres nas diferentes religiões.

Catolicismo

Essa é uma das religiões mais presentes no Brasil e por isso grande parte dos rituais fúnebres católicos são celebrados de maneira semelhante. O velório e o enterro ocorrem em sequência, sendo que esse último normalmente é realizado até 24 horas após a morte. O velório é celebrado com incensos, que significa veneração; água, para lembrar o batismo e velas, para simbolizar que a vida vai se queimando. Além do mais, a luz é um sinal de Deus. Os amigos e familiares também costumam fazer uma oração juntos.

Outro hábito comum na igreja católica é a vivência do luto. De acordo com a religião, é importante se permitir viver a tristeza do momento. Muitos vestem roupas pretas para simbolizar que perderam um amigo ou familiar.

Indígenas

Cada etnia ou grupo tem um ritual especial de despedida. Na aldeia Pancararu, localizada em Pernambuco, por exemplo, o funeral tem a participação de entidades espirituais chamadas de praiás. Cobertos da cabeça aos pés, eles tocam gaitas, balançam chocalhos e fazem uma referência na porta de onde o morto está sendo velado, antes de entrar. Essas entidades participam de todo o cortejo fúnebre.

Protestantismo

Assim como as cerimônias fúnebres católicas, os funerais protestantes também acompanham uma celebração religiosa. Porém, essa religião não utiliza velas, nem crucifixos, apenas flores para homenagear quem partiu.

Judaísmo

Para o judaísmo, como a morte é democrática, isto é, acomete a todos os tipos de pessoas, ela também deve ser simbolizada de maneira igual. Nessa religião, primeiramente, o corpo é lavado por pessoas especializadas da comunidade para que volte a ser como chegou a esse mundo, purificado. Depois o corpo deve ser vestido com uma túnica branca e, então, ocorre o velório. Antes do funeral, os familiares do morto rasgam suas próprias roupas, como representação do luto.

Candomblé

No candomblé, o ritual pós-morte acontece em etapas. Primeiro, o corpo é preparado para que o espírito seja liberado da matéria. Essa etapa ocorre em uma casa de pai de santo. Após isso é que acontece o velório, no qual cânticos pedem aos ancestrais para que recebam o novo espírito. Depois do velório, o corpo é sepultado. Se a morte for de um pai ou mãe de santo, a cerimônia de louvação dura sete dias.

Fonte:

https://www.coroasparavelorio.com.br/blog/como-sao-os-rituais-funebres-nas-diferentes-religioes/

24 visualizações
NOSSO TELEFONE

(14) 3285-9000

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h às 18h.

VOLTE SEMPRE

Procure-nos em outras redes sociais

  • Facebook da JR
  • Instagram da JR
ENCONTRE-NOS

Rua Irmãos Garbulio, 352

Distrito Industrial I - 17480-000

Cabrália Paulista - São Paulo

Brasil

© 2020 - JR Urnas | Todos os direitos reservados

whatsapp.png