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Como levar a Transformação Digital para seu negócio




Transformação Digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho, ampliar seu alcance e otimizar os resultados. Essa transformação gera uma mudança de mindset em toda a empresa, tanto internamente quanto externamente, para os clientes.


Neste momento de crise e com a quarentena estabelecida para praticamente todos os segmentos, esse nunca foi um tema tão importante.


De forma bem resumida, essa ideia descreve uma reestruturação de processos das empresas, que passam a absorver uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade.


Fazer uma transformação digital significa reestruturar os processos da sua empresa, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade. Para realizá-la, é necessário fazer mudanças estruturais na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.


Como esse é um assunto relativamente novo, pode causar muitas confusões. Por isso, é interessante lembrar que a Transformação Digital não é só para empresas de tecnologia. Pelo contrário, ela pode agregar muito a outros segmentos!

Também é importante que a Transformação Digital parta do topo da empresa, e não do setor de TI, por exemplo. Isso porque exige investimento financeiro e planejamentos que abrangem toda a empresa.


Por que investir em Transformação Digital?


Você sabia que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos? E que já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta? Esses números mostram o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da maioria das pessoas atualmente.


A Transformação Digital ampliou a oferta de produtos e serviços, e transferiu lojas físicas para e-commerces. Além disso, abriu precedentes para que empresas já tenham nascido digitais. Serviços de compartilhamento como Uber, AirBnB, Spotify e Netflix são exemplos que já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas.


Vale ressaltar também que cada um de nós está continuamente produzindo dados. A partir de informações do Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 80.000 consultas de pesquisa a cada segundo no mundo, o que representa mais de 5 bilhões de pesquisas diárias e 1,8 trilhão de pesquisas anuais.


Aí chegamos em um dos grandes desafios: o que fazer com esse volume gigantesco de informação? E a questão não está na administração ou monitoramento, mas sim em como extrair inteligência dos dados.


Tudo isso tem provocado mudanças nas empresas, de modo que investir na digitalização dos seus processos não é mais um diferencial: é uma forma de fazer sua empresa sobreviver.


Conheça agora os principais motivos para investir em Transformação Digital:


1. Para melhorar a experiência do cliente


É interessante destacar que a Transformação Digital ajuda a focar na experiência do cliente, já que hoje este é um grande diferencial para empresas.


Na prática, a Transformação Digital permite segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória para fidelizar essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas.


Também é importante para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa por meio do monitoramento nas diversas redes online, conseguindo feedbacks para fazer melhorias.


2. Para ter processos operacionais mais eficientes


A Transformação Digital permite melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade.


Uma forma da sua empresa fazer parte da Transformação Digital é mudando processos offline para processos digitais.


Por exemplo: em vez de marcar reuniões constantes, é possível capacitar os funcionários para que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam tudo mais rápido e eficiente.


Por exemplo, se todos os times usassem, ferramentas como, YouTrack o Trello e o Slack.

Eles servem, respectivamente, para acompanhar o andamento de projetos e para facilitar a comunicação entre os membros dos grupos de diferentes áreas.


No cenário digital em que vivemos, fazer essa ponte entre uma estratégia offline com iniciativas online é essencial para empresas que precisam se manter à frente da concorrência.



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